Igreja Católica Apostólica Romana

Escola Diocesana de Teologia Pastoral – Bento XVI

Torna-se cada vez mais necessária a formação permanente dos fiéis católicos nos fundamentos da sua fé e da sua práxis cristã que possa ajuda-los

Torna-se cada vez mais necessária a formação permanente dos fiéis católicos nos fundamentos da sua fé e da sua práxis cristã que possa ajuda-los a exprimirem conscientemente as razões do seu discipulado missionário como opção de vida em meio ao mundo que os cerca e à sociedade e cultura em que vivem.

Num tempo em que já não se define mais a opção religiosa de uma pessoa pela simples tradição familiar ou cultural mas por livre tomada de posição diante da pluralidade das ofertas religiosas do mundo moderno, há que se confrontar diariamente o projeto cristão emanado dos evangelho e da mais pura Tradição da Igreja Ocidental com os desafios éticos, políticos e culturais impostos pela sociedade do individualismo, do relativismo moral e religioso, do tecnicismo, da eficiência e competitividade do mercado de capitais, fontes não só de desigualdades sociais como também de equívocos na concepção do sentido da vida e da existência, da realização humana e pessoal e da busca da felicidade.

Na tentativa de minimizar os riscos de se fazer uma Igreja que já não diz mais nada de transformante e edificante para o mundo e para os seus fiéis, a Diocese de Teófilo Otoni fez algumas experiências de formação de leigos tanto através do Curso Pastoral de Teologia (com duração de 3 anos, no antigo Seminário Maior do Nordeste de Minas e que formou 3 turmas) como na Escola Diocesana de Teologia e Pastoral realizada no espaço da Casa de Oração (com duração de 2 anos em 12 módulos, que também formou 2 turmas).

Dentro da perspectiva de revitalização das paróquias, a última Assembleia Diocesana de Pastoral retomou como projeto a Instalação de uma nova escola de formação teológico pastoral-espiritual para leigos, no sentido de ajuda-los a reposicionar sua opção batismal, a alimentar de forma adulta a sua fé cristã em constante diálogo com o mundo e, finalmente, subsidiar o processo de descontruir paradigmas sociais, eclesiais e teológicos que não estejam mais a serviço da vida, da liberdade e da realização das pessoas enquanto cidadãs e filhas de Deus.

 

OBJETIVO

Oferecer, num primeiro nível de reflexão, fundamentos bíblico-teológicos, ético-morais, espiritual-pastorais e humanísticos para lideranças comunitárias e agentes de pastoral das paróquias da Diocese de Teófilo Otoni a fim de construir novos paradigmas eclesiais e trabalhar mais qualificadamente no projeto pastoral-evangelizador da nossa Igreja Particular.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Construir mentalidade analítico-crítica ante os fatos da fé e da vida que ajudem os leigos a desempenharem sua vocação batismal e missionária na realidade em que vivem e atuam como cidadãos e como cristãos;

2. Ajudar os estudantes no encontro vivo com a teologia a partir da própria história e da história do outro;

3. Dar uma visão global da teologia católica a partir das suas mais variadas fontes (Escritura, Tradição, Magistério) para fundamentar a sua opção de crer, agir e celebrar;

4. Promover a leitura bíblica utilizando métodos populares de hermenêutica e interpretação das fontes escriturísticas;

5. Compreender a Igreja do Vaticano II à luz das Conferências Episcopais Latino-Americanas e dos Sínodos dos Bispos;

6. Discutir os grandes temas ético-morais e sociais que se apresentam como desafios ao testemunho da fé cristã;

7. Favorecer um bom entendimento e realização da prática litúrgica nas comunidades cristãs;

8. Humanizar as relações interpessoais dos cristãos, diferenciando-as dos espaços sociais de competição e individualismo.

 

Áreas de Concentração:

1- Teologia e Metodologia Bíblica: Introdução aos livros do Antigo Testamento e do Novo Testamento, métodos de leitura e hermenêuticas.

2- Teologia Fundamental: Contexto atual e o desafio do crer. Revelação. Fé. Tradição, Magistério no caminho eclesial.

3- Cristologia e Trindade: O Deus revelado em Jesus Cristo: o Evento Jesus Cristo e o Deus que ele revelou, com sua vida, suas palavras e ações. A Trindade como fundamento da fé e Igreja cristã.

4- Eclesiologia e Mariologia: A comunidade de fé: o ato de crer é eclesial. Primeiras Comunidades e a Eclesiologia das fontes. A Igreja do Vaticano II. A Igreja de Jesus na proposta de Francisco. Papel e o lugar de Maria e dos Santos na Igreja.

5- Antropologia teológica e Escatologia: O ser humano e sua destinação: O ser humano. A criação. A ruptura. A graça de Deus. A destinação final do homem e do mundo.

6- Espiritualidade e Pastoral: A espiritualidade cristã. A inserção do cristão na sociedade como agente de transformação. A pertença comunitária como chave da espiritualidade e fé cristã.

7- Liturgia e Sacramentos: introdução aos sacramentos a partir da renovação litúrgica do Concílio Vaticano II. Teologia dos sacramentos. Mistério Pascal e Mistagogia Ritual.

8- Ética e moral Cristã: O agir ético à luz da fé. Temas éticos pessoais e sociais. A moral nos evangelhos e no Magistério.

9- Linhas Fundamentais da História da Igreja: Períodos históricos. Fatos marcantes que definiram o cristianismo e o catolicismo. Como aprender da história a ler o presente e projetar o futuro.

Nome do Autor

Compartilhar: