Em 04 de fevereiro de 1944, Dom José de Haas, bispo da Diocese de Araçuaí, à qual pertencia nossa diocese até então, desmembrou da Paróquia Nossa Senhora dos Anjos – Itambacuri/MG e criou a Paróquia Santo Antônio de Mantena, que tinha como território pastoral até 1965 um único município que compreende hoje os municípios de Mendes Pimentel, São Félix, Itabirinha, Central de Minas, São João do Manteninha e Nova Belém, sendo essa a extensão da paróquia na sua criação. O primeiro pároco foi o Pe. Pedro João Matheus.
Atualmente a Paróquia Santo Antônio, compreende parte da cidade de Mantena, com 27 comunidades, sendo 9 urbanas, o Lar Santo Antônio e 17 comunidades rurais. A Paróquia está dividida em Setores: Setor de Ariranha (5); Setor de Limeira(5); Setor de Nazário (3); Setor Cidade (10); Setor Loló (4).
Mantemos a Obra Social da Paróquia Santo Antônio com a Unidade Lar Santo Antônio (para idosos), além de termos parceria com a Creche Casulo (unidade escolar). No território da paróquia está presente as Irmãs Franciscanas do Senhor, há mais de 60 anos, com o Instituto Nossa Senhora de Fátima (escola) e o Hospital São Vicente.
A festa do padroeiro paroquial é celebrada em 13 de junho. Em 2024 a Paróquia celebrará seus 80 anos de existência.