Desde 1932 com a fundação da cidade de são José do Divino registra-se a existência desta comunidade que pertencia a paróquia são Jorge na cidade vizinha de Nova Módica. Era atendida pelos padres capuchinhos e a partir de 1964 passou a ser atendida pelo padre João Sacco até 2002 quando perdeu o uso de ordens. Em 2002 foi administrada pelo então pároco de São Jorge, padre Acácio, que em 2004 tornou a comunidade “quase-paróquia”. E em 08 de dezembro de 2006 sob a gestão do padre João Carlos, por meio do decreto 02/2006 são José tornou-se paróquia.
De março a novembro de 2010 a paróquia foi assumida pelo padre José Celestino, filho da região. De novembro de 2010 a abril de 2011 auxiliada pelo padre João Marcus. pároco de Itabirinha. De 2011 a 2013 assumida pelo padre Núbio Zini e de 2014 a 2015 auxiliada pelo padre Wagner, pároco da paróquia Bom Jesus de Mendes Pimentel.
Em outubro de 2015 o padre João Carlos assumiu novamente a paróquia ficando até fevereiro de 2020 quando então a assumiu como administrador paroquial o padre Waldir Geraldo que estava como pároco de São Félix, cidade vizinha e permaneceu na administração das duas paróquias até março de 2023, quando então foi empossado padre Tiago Aparecido da Silva em 10 de março do referido ano.
A paróquia é pequena, possui atualmente 3 comunidades: A comunidade Nossa Senhora Aparecida; Comunidade Senhor Bom Jesus e Comunidade são Bento que são atendidas mensalmente com a celebração da missa e ministração dos sacramentos. A Igreja matriz é bem frequentada, mas é uma paróquia com um baixo número de paroquianos, sendo assim um único horário de missa dominical atente a necessidade dos fieis.
Atualmente a paróquia conta com equipe de liturgia, catequese, apostolado da oração, terço dos homens, ministros extraordinários, uma equipe de tesouraria que auxilia na administração do dízimo, uma equipe de ornamentação que zela pela beleza das celebrações, e uma equipe de zeladoria que trabalha com campanhas para a melhoria estrutural da paróquia.