Filha do Concílio Vaticano II, a Diocese de Teófilo Otoni foi desmembrada da Diocese de Araçuaí, por indicação do seu então bispo titular Dom José Maria Pires. Ele pastoreava uma igreja com a extensão de mais de 60.000 km², abrangendo grande parte do Vale do Jequitinhonha e todo o Vale do Mucuri situados dentro do estado de Minas Gerais. A Nunciatura Apostólica já tinha feito ao Bispo a solicitação de transferir a sede da Diocese para Teófilo Otoni, uma cidade maior e mais central, uma vez que a diocese de Araçuaí se estendia até Mantena, no limite com o Espírito Santo.
Tendo visitado todo o território diocesano, Dom José Maria entendeu que seria mais oportuno promover a criação de uma nova diocese, com sede em Teófilo Otoni. E assim, em 27 de novembro de 1960, pela Bula “Sicut Virentes Arbores”, o Papa João XXIII erigia a nova Diocese, que seria instalada oficialmente no ano seguinte, ocupando uma área de 24.600 km²:
ASSIM COMO AS ÁRVORES VIRENTES produzem frutos mais copiosos quando delas destacamos alguns ramos para plantá-los na terra, assim também, quando de dioceses se desmembram novas dioceses, as causas religiosas das comunidades cristãs recebem novo incremento, e oferecem-se aos fiéis admiráveis vantagens.
Por isso, o nosso Venerável Irmão Armando Lombardi, arcebispo titular de Cesareia de Felipe e Núncio Apostólico nos Estados Unidos do Brasil, tendo consultado o Venerável Irmão José Maria Pires, bispo de Araçuaí, pediu a esta Sé Apostólica que, mediante divisão da diocese de Araçuaí, se criasse nova jurisdição eclesiástica.
E nós, após consultar os nossos Veneráveis Irmãos, os Cardeais da Santa Igreja Romana, presidentes da Sagrada Congregação Consistorial, e com o consenso de todos os que nestes casos têm ou supõem ter algum direito, com autoridade apostólica decretamos e ordenamos a criação da nova Diocese com sede na cidade de Teófilo Otoni, juntamente com todos os municípios do vale do Mucuri (MG), parte dos municípios que têm suas águas correndo para o vale do Rio Doce e Vale do Rio São Mateus Sul ficam desmembrados da atual Diocese de Araçuaí.
A Sé Episcopal desta circunscrição eclesiástica situar-se-á na cidade chamada Teófilo Otoni, e a igreja curial que ali se acha, consagrada a Deus em honra de Nossa Senhora da Conceição será a Catedral, pois que nela se instalará a cátedra do Bispo. Concedemos, por isso, tanto à igreja Catedral, como ao bispo de Teófilo Otoni todos os direitos, insígnias, privilégios que lhes competem […].
Rua: Padre Virgulino N°: 751
Bairro: Centro
Cidade: Teófilo Otoni
Cep: 39.800-025
Estado: Minas Gerais
Telefone: (33) 3522-2618
Email: [email protected]