BRASÃO DE ARMAS DA DIOCESE DE TEÓFILO OTONI
Descrição: escudo terciado em ponta (ou pira): o 1º de sinopla com o monograma de Maria (MA) de argente sobreposto por uma coroa real de jalde; o 2º de sépia com uma cornucópia de jalde, forrada de sable donde jorram pedras preciosas de argente; e o 3º de jalde com um peixe de blau. O escudo está assente sobre uma Cruz com um traço e um Báculo, de jalde, passados em aspa, tendo como timbre uma mitra ornada. Sob o escudo, um listel de jalde com a inscrição: DIŒCESIS OTONIPOLITANA, ladeada pela data: 27-11-1960, sendo o dia e mês à destra e o ano à sinistra, com letras e algarismos de sable.
Interpretação: O campo de sinopla (verde) representa: esperança, liberdade, abundância, cortesia e amizade, o monograma MA representa Maria Santíssima, padroeira da Diocese, sob a invocação da Imaculada Conceição e seu metal argente (prata) traduz: inocência, castidade e pureza, três grandes virtudes da Mãe de Deus e nossa; coroa indica ser ela Rainha do céu e da terra, sendo que seu metal jalde (ouro) simboliza: nobreza, autoridade, premência, generosidade, ardor e descortínio.
O campo de sépia (marrom) , equivalente ao sable (negro), simboliza: a sabedoria, a ciência, a honestidade, a firmeza e a obediência ao Sucessor de Pedro, a cornucópia de jalde (ouro) simboliza a riqueza, a abundância e a generosidade do fértil território da diocese, sendo que as pedras preciosas de argente (prata) são uma alusão à cidade de Teófilo Otoni, o maior centro lapidário do Brasil.
O campo de jalde (ouro) tem o significado deste metal, acima descrito e o peixe representa Nosso Senhor Jesus Cristo, pela palavra grega ΙΧΘΥΣ (peixe), abreviatura de Ἰησοῦς Χριστός, Θεοῦ ͑Υιός, Σωτήρ (Jesus Cristo Filho de Deus Salvador), e representa também como os cristãos (piscículos), traduzindo a profunda fé cristã do povo desta diocese, sendo de blau (azul) traduz: justiça, serenidade, fortaleza, boa fama e nobreza. O peixe ainda faz referência aos Rios Mucuri e São Mateus, que cortam o território da diocese. A cruz com o báculo decussados são suportes e símbolos do poder episcopal e a mitra é o timbre da sede diocesana. O listel traz o nome da diocese a data de sua criação: 27-11-1960.
Rua: Padre Virgulino N°: 751
Bairro: Centro
Cidade: Teófilo Otoni
Cep: 39.800-025
Estado: Minas Gerais
Telefone: (33) 3522-2618
Email: [email protected]