A festa de Corpus Christi é um momento importante para o calendário cristão. O qual temos a oportunidade de manifestar publicamente a presença de Jesus Cristo na Eucaristia como alimento para a nossa vida eterna, mas também como fonte de unidade, amor, partilha e fé. É o momento de festejar com cantos e orações, além da confecção dos tradicionais tapetes pelas ruas, costume herdado de Portugal e surgido por volta do século XIII.
A Solenidade de Corpus Christi surgiu em torno do século XIII, quando a freira belga Juliana de Mont Cornillon recebeu uma visão de Jesus pedindo uma festa em honra ao Santíssimo Sacramento. O Papa Urbano IV, movido por piedade, fez com que a festa do Corpus Christi se estendesse por toda a Igreja por meio da bula Transiturus de hoc mundo, em 11 de agosto de 1264. Desde então, Corpus Christi tem sido uma oportunidade para nós católicos celebrarmos a presença real de Cristo na Eucaristia e renovarmos nossa devoção ao Sacramento central da fé cristã.
A Eucaristia é mistério real do Amor de Deus presente na pequenez da materialidade de um pão. É a manifestação deste seu Amor a toda a humanidade, unindo-nos intimamente a ele e aos irmãos. A Celebração Eucarística é o momento em que toda a Igreja unida, professa a sua fé no Verbo eterno que se fez homem para habitar entre nós e trazer-nos a redenção. Mais ainda, podemos reconhecer por esta solenidade que o Cristo, por sua morte, paixão e ressurreição, nos salvou e nos chama a sermos verdadeiros seguidores do seu projeto de amor para com todos os irmãos. Como nosso bispo, Dom Messias, nos fala: “não é possível sair contente da Eucaristia fechando os olhos para os necessitados, para aqueles que hospedam em suas vidas as dores de Cristo”.
Em todas as paróquias de nossa Diocese de Teófilo Otoni a festa de Corpus Christi pôde ser vivida com bonita devoção e espiritualidade. Abaixo estão elencadas fotos de algumas paróquias que mostram a alegria expressa pela fé e devoção do povo de Deus.
Paróquia Catedral Imaculada Conceição – Teófilo Otoni

Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Teófilo Otoni


Paróquia Santa Luzia – Teófilo Otoni

Paróquia São Sebastião – Teófilo Otoni



Santuário Senhor Bom Jesus – Teófilo Otoni


Paróquia Nossa Senhora Dos Pobres – Teófilo Otoni

Paróquias São José e Imaculada Conceição – Nanuque

Paróquia Sagrada Família – Nova Belém


Paróquia Imaculada Conceição – Frei Gaspar

Paróquia Santa Cruz – Ataléia


Paróquia São Boaventura – Águas Formosas



Paróquia São Geraldo Magela – Central Minas


Paróquia São Jorge – Nova Módica

Paróquia São Pedro – Pescador

Paróquia Sagrado Coração De Jesus – Jampruca

Paróquia Santo Antônio de Pádua – Mantena

Por: Felipe Martins Oliveira (Seminarista Diocesano – 3° ano da Configuração).