O CATEDRAL – 30 ANOS DE CAMINHADA

      Sob a inspiração do então Padre Joel Ferreira da Silva, pároco da Catedral Imaculada Conceição à época,  o folheto litúrgico CATEDRAL

      Sob a inspiração do então Padre Joel Ferreira da Silva, pároco da Catedral Imaculada Conceição à época,  o folheto litúrgico CATEDRAL foi criado em 07 de agosto de 1994 para atender a Paróquia Imaculada Conceição – Catedral.  Em julho daquele ano ele convocou um grupo de leigos formado por José Maria Bento, Cely Monteiro e Maria Helena Otoni Guedes para concretizar o seu projeto. Com o decorrer do tempo e a chegada de novos bispos, o folheto foi crescendo e começou a atender as Paróquias da Diocese na cidade e de outras.

      Com a transferência do Padre Joel para a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima foi formada uma nova equipe e Maria Aparecida Costa ficou como responsável pela parte comercial e cantos, Maria Helena com a redação e edição e a supervisão do Padre Joel.

      O Folheto aí passa ser “O CATEDRAL” e é distribuído desde o princípio, gratuitamente, para as Paróquias, sendo mantido por um grupo de colaboradores fiéis ao longo dos anos.

      Vencemos a pandemia da COVID, época em que até a igrejas estavam fechadas ao público, fazendo a distribuição do Folheto pela internet, apenas para as equipes de liturgia e os presidentes das celebrações.

      O Folheto O Catedral, tem como objetivo primeiro dinamizar e ajudar a preparar as cerimônias litúrgicas em nossa Diocese priorizando a fidelidade à liturgia da Igreja e a criatividade e inculturação litúrgica segundo nossa realidade social e religiosa. Além disso, também ajuda na unidade litúrgica e religiosa de nossa diocese, sem uniformizá-la. As pessoas têm a oportunidade de ler textos informativos, ter acesso aos diversos textos da missa dominical e as indicações textuais de cada dia da semana e, na missa, acompanhar as orações e cantos favorecendo o entendimento e a participação mais consciente nos rituais.

      Com a saída do Padre Joel, o Bispo Diocesano, Dom Messias dos Reis Silveira, assumiu o Folheto litúrgico, que toma outra dimensão, passando a ser Diocesano. A Maria Aparecida e a Maria Helena continuaram com suas funções e no ano de 2022 o Padre Igor Neves Passos assumiu a supervisão do Folheto, já implementando as mudanças do novo Missal Romano. E com esta configuração estamos comemorando 30 anos de dedicação e zelo com a divulgação da liturgia semanal em nossa Diocese.

Nome do Autor

Compartilhar: