Em uma noite marcada pela emoção, espiritualidade e gratidão, a Câmara Municipal de Teófilo Otoni prestou uma homenagem especial ao clero da Diocese de Teófilo Otoni pelo Dia do Padre, celebrado anualmente em 4 de agosto. A sessão solene também foi marcada pela entrega do título de Cidadão Honorário ao bispo diocesano, Dom Messias dos Reis Silveira e celebração pelos de criação 65 anos da Diocese de Teófilo Otoni.
O evento contou com a presença de padres de diversas paróquias da diocese, seminaristas, fiéis, autoridades civis e representantes da sociedade. A cerimônia foi conduzida em clima de respeito e profunda reverência à missão dos sacerdotes, com discursos que destacaram o papel essencial do clero na evangelização, no cuidado com os mais vulneráveis e na promoção da justiça social.
Em seu pronunciamento, Dom Messias agradeceu com a honraria recebida, destacando que o título de cidadão honorário não é apenas um reconhecimento pessoal, mas também uma valorização de toda a Igreja que caminha junto com o povo. Além disso, destacou que o título reforça a responsabilidade e o compromisso no cuidado e zelo pela cidade de Teófilo Otoni, que o acolheu com tanto carinho.
A noite também foi enriquecida com momentos de apresentações artísticas realizadas pelo Coral Paulo VI, que entoou canções marcantes, e pelos seminaristas do Seminário Bom Pastor, que cantaram uma canção em homenagem ao bispo Dom Messias.
Como símbolo de apreço e afeto, a Diocese de Teófilo Otoni recebeu um presente especial: um quadro do artista Jhonny Zeber. A obra foi recebida com entusiasmo e será futuramente exposta no Seminário Bom Pastor.
A homenagem da Câmara Municipal evidencia o reconhecimento público ao papel espiritual, social e humano exercido pelo clero em Teófilo Otoni e região. Em tempos desafiadores, a atuação dos padres e a liderança pastoral de Dom Messias continuam a inspirar esperança e fé no coração do povo.
A Diocese de Teófilo Otoni manifesta seu profundo agradecimento à Câmara Municipal pela sensibilidade e reconhecimento. A homenagem aos padres e o título concedido a Dom Messias representam um gesto de comunhão entre Igreja e sociedade civil, além de um estímulo renovado à missão pastoral exercida com amor, zelo e dedicação por todo o clero.
Assessoria de Comunicação
Diocese de Teófilo Otoni