Diaconato Permanente – Diocese de Teófilo Otoni

       Aos nove dias do mês de novembro de 2025, na Festa de Dedicação da Basílica do Latrão, os candidatos ao diaconato

       Aos nove dias do mês de novembro de 2025, na Festa de Dedicação da Basílica do Latrão, os candidatos ao diaconato permanente da Diocese de Teófilo Otoni, participaram de mais uma formação e momento de espiritualidade na Paróquia Santo Antônio, para mais um momento de estudo e aprendizagem.

       O encontro teve início com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Padre João Carlos, pároco da Paróquia acolhedora. Após a celebração da Santa Missa os candidatos se reuniram no salão paroquial daquela paróquia, para e estudo, partilha da caminhada e espiritualidade conduzido pelo Padre Alex da Silva, assessor espiritual dos candidatos ao diaconato. O retiro teve como tema “Servir com o coração de Cristo Servo”, e frase de aprofundamento, “O filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir.” (Mt 20,28).

       O tema central o encontro foi o servir com o mesmo amor com que Cristo serviu. O diácono é chamado a testemunhar este mesmo amor, através do serviço à Palavra, ao Altar e à Caridade.

       O objetivo do encontro é fortalecer o chamado ao serviço diaconal, renovando o compromisso com Cristo e com a Igreja e para viver um momento de profunda oração, silêncio e comunhão fraterna.

       Padre Alex intensificou a importância da oração que o candidato ao diaconato e sendo ordenado, o Diácono, deve manter em sua vida.

       Os candidatos ainda tiveram um tempo para estudo e contemplação da Palavra de Deus, sendo partilhado os textos, Lc 5,1-11 e Jo 13,1,15. Todos puderam ler os textos e partilhar em grupo a compreensão a aplicabilidade na vida prática da caminhada de cada um na sua comunidade.

       Quase no final do encontro os candidatos rezaram a Oração do Servo, “Senhor Jesus, que vieste não para ser servido, mas para servir, dá-me um coração humilde e generoso. Ensina-me a reconhecer-Te nos irmãos mais simples e sofredores. Que eu sirva com alegria, amor e fidelidade, sendo sinal do Teu amor na Igreja e no mundo. Amém.

       Para o encontro, os candidatos tiveram como frase inspiradora: “O diácono é o ícone vivo de Cristo Servo. Sua vida deve ser um Evangelho aberto, uma ponte entre o altar e o povo.” Para Francisco.

       Após a oração, o Padre Alex proferiu a benção final, finalizando o encontro, e em seguida foi servido um delicioso almoço oferecido pela Paróquia Santo Antônio de Teófilo Otoni.

 

 

Teófilo Otoni, 16 de novembro de 2025

Assessoria de Comunicação

 

 

Nome do Autor

Compartilhar: