“Primeiro que tudo, aprenda o leigo a realizar a missão de Cristo e da Igreja, vivendo da fé no mistério divino da criação e da redenção, guiado pelo Espírito Santo vivificador do Povo de Deus, que impele todos os homens a amar a Deus Pai, e n’Ele, o mundo e os homens. Esta formação deve ser considerada como fundamento e condição de todo e qualquer apostolado fecundo. Além da formação espiritual, requere-se uma sólida preparação doutrinal, teológica, ética e filosófica, de harmonia com a idade, condição e capacidade.” AA, n 29
Cumprindo o apelo do Vaticano II e tantas reiteradas vezes feito pelo papa Francisco e também pela CNBB, principalmente, pelo documento 105: “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz do Mundo (Mt 5, 13-14)”, nossa diocese celebra com júbilo o encerramento do ano letivo da Escola de Teologia Pastoral Bento XVI que tem como missão oferecer formação teológica sólida e qualificada para nossos agentes de pastoral.
Em seu segundo ano de atuação nossa Escola conta com mais de 120 alunos que se dedicam semanalmente, de forma virtual, ao aprofundamento bíblico-teológico. Com sede e gana se arriscam com a ajuda de leigos e presbíteros a navegar nas águas das muitas disciplinas, conteúdos e temas transversais da teologia a fim de estarem cada vez mais preparados para, com base doutrinária e fundamentos adequados e fortes, a responder aos muitos apelos da sociedade de hoje e a responder às mais variadas questões que se nos apresenta a pastoral cotidiana.
A Escola Diocesana Bento XVI é uma das muitas formas que a Diocese tem de cuidar do povo que lhe pertence e ajudar a este mesmo povo a crescer em sua fé e contribuir cada vez mais qualificadamente para a promoção do Evangelho e anúncio do Reino de Deus, sempre atentos, nessa missão, aos sinais do nosso tempo (Lc 12,56-57) e às muitas alegrias e tristezas (GS, n. 1) que devem ser celebradas e consoladas pela nossa ação pastoral.