O que é o Dízimo?
O Dízimo é uma prática que demonstra gratidão a Deus. Ao devolver o dízimo, manifestamos nossa fé, comprometemo-nos com nossos irmãos e com a Igreja, ajudando-a a crescer e a suprir suas necessidades. O Dízimo pode ser dividido em três dimensões, que constituem sua essência: Religiosa, Caritativa e Missionária.
Na Dimensão Religiosa, o dízimo é entendido como uma expressão de fé e gratidão a Deus, com amor e fidelidade ao Criador. Também demonstra nossa pertença à Igreja, a família dos filhos de Deus, onde vivemos nossa fé. Já na Dimensão Caritativa, o dízimo destaca a importância de ajudar o próximo e nos lembra que todo cristão deve viver o amor aos irmãos, expresso por meio de gestos de partilha de dons e bens. Por fim, há a Dimensão Missionária, que trata da participação do cristão nas obras de evangelização da Igreja. Essa dimensão auxilia a Igreja a cumprir sua missão, colocando-nos no coração de Deus, da Igreja e do Evangelho, centrado em obras de caridade.
Entendendo isso, a Igreja nos convida a refletir, neste mês, sobre a beleza de ser dizimista, crescer na caridade e no amor para que estejamos mais próximos de Cristo e sejamos fortalecidos por sua misericórdia.
“Vou passar meu céu fazendo o bem na terra”
– Santa Teresinha do Menino Jesus